Apoios sociais: Tarifa social na eletricidade e no gás natural

Apoios sociais: Tarifa social na eletricidade e no gás natural

Os apoios sociais fazem parte de um conjunto de medidas, decretadas e implementadas pelo Estado, dirigidas aqueles que se encontrem em situação de carência económica. Faz parte deste conjunto de medidas, a atribuição da tarifa social de eletricidade e de gás natural que consiste na redução da conta da luz e gás natural, dos agregados familiares com menos recursos financeiros.

O desconto, atualmente de aplicação automática na fatura, permite aos consumidores elegíveis, benecifiarem de 33,8% de desconto na eletricidade e/ou de 31,2% de desconto no gás. O desconto terá se ter atribuído por todas as empresas de eletricidade e gás. A atribuição é efetuada com base nos rendimentos anuais e também se o titular recebe algum apoio da segurança social. A potência elétrica contratada deve ser até 6.9 khw, e o escalão de consumo no gás deverá ser no máximo o 2.

Solicita-se aos consumidores que verifiquem nas faturas destes serviços se o desconto está a ser aplicado. A aplicação automática ainda não decorre na sua totalidade, e desta forma, caso saiba que tenham direito e o desconto não conste, ou se tem dúvidas relativamente ao mesmo, deverá entrar contacto com o atendimento ao cliente da empresa contratada, e solicitar a aplicação do desconto.

O gás de botija poderá vir também a ser incluindo nestes descontos sociais. Decorre um projeto, desenvolvido pelo Estado, com intuito de estender a este tipo de gás, em todo o país.

Consulte esta e outras informações mais detalhadas em:
 
 




Apoios sociais: Tarifa social na eletricidade e no gás natural