Associativismo

Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo
O Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo foi fundado a 3 de Dezembro de 1982 e fez a sua apresentação pública pelos festevos de S. João em Junho de 1983. 
Desde a sua fundação, tem organizado anualmente o seu encontro de danças e cantares com outros grupos nacionais e estrangeiros, para divulgar as suas tradições. 
As danças e cantares são recolhas que continuamente vimos efectuando, danças essas como o Vira Antigo, Amendoeira Doce e muitas outras que outrora se dançavam e cantavam nas eiras nos intervalos dos trabalhos do campo ou em dias de festa. 
O traje único é o de domingueiro que as pessoas usavam ao fim de semana geralmente aos domingos nos festejos da terra e em terras vizinhas. 
A tocata é composta por intrumentos de corda, viola cavaquinho e banjo e acordeão (na impossibilidade do harmónico ou da concertina) o bombo, os ferrinhos e o recorreco. 
É através disto que o Rancho Cultural Infantil e Juvenil de São João do Campo tem procurado assim reviver e divulgar os usos e costumes, as danças e cantares do povo da região a que pertence "o Baixo Mondego" 
 
Sanjoanense Atlético Clube
O Sanjoanense Atlético Clube colectividade fundada oficialmente em 01 de Janeiro de 1972 tem tido uma actividade regular, pois volvidos todos estes anos tem participado sem interrupções nos campeonatos levados a efeito pela Associação de Futebol de Coimbra, com a particularidade de nos últimos anos se ter dedicado muito mais às camadas jovens.
 
Grupo de Jovens em Movimento
 
Associação de Pais da Escola EB1 e Jardim de Infância